Av. Marcos Konder, nº 1111

Centro | Itajaí | SC

47. 3249-9400

Mapa
Agência Transfusional

Comitê Transfusional do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen

O Comitê Transfusional (CT) foi instituído no Hospital Marieta em 16 de abril de 2009.

Membros do Comitê

No dia 31 de janeiro deste ano, alterou-se a equipe do Comitê Transfusional do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen - HMMKB, em cumprimento a Portaria nº 158 de 04 de fevereiro de 2016, passando a ser composta pelos seguintes membros:

  • Drª Samara Graff do Prado – Responsável Técnica da Agência Transfusional

  • Biomédica Larissa Pucci – Responsável pela Agência Transfusional

  • Dr. Marcos Costa Melo Silva – Chefe da Equipe Clínica do Pronto Socorro

  • Dr. Murilo Dalla Costa – Cirurgia Geral

  • Dr. Abel Fernando Rech – Chefe da Equipe de Anestesia

  • Enfermeira Elzita Nayn Sezerino – Coordenadora do Centro-Cirúrgico

  • Enfermeiro Thiago da Costa Moura – Coordenador Clínicas

  • Drª Julia Bernart – R2 Anestesiologia

  • Dr. Lírio Eing – Diretor Técnico

Serviços oferecidos ao público externo pela Agência Transfusional:

Transfusão Ambulatorial de Hemocomponentes

Para a Transfusão Ambulatorial, deve-se fazer agendamento prévio, realizar a coleta da amostra de 5 ml de sangue no dia anterior à data agendada do procedimento para exames pré-transfusionais e não é necessário estar em jejum. É preciso apresentar o pedido médico autorizado, documento de identidade e a Carteira do SUS – Sistema Único de Saúde ou outra Operadora de Saúde, quando conveniado.

A duração da infusão de cada bolsa de sangue é de aproximadamente 2 horas e de plaquetas e plasma fresco congelado, 30 minutos. É permitido apenas um acompanhante durante o procedimento e o paciente deve trazer medicamento de uso contínuo. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h.

Sangria Terapêutica Ambulatorial

A Sangria é feita por agendamento prévio, sem necessidade de jejum. Deve-se apresentar o pedido médico autorizado, documento de identidade e a Carteira do SUS ou outra Operadora de Saúde, quando conveniado.

A duração da retirada de sangue é de aproximadamente 15 a 20 minutos, sendo o paciente monitorado por 30 minutos, após o procedimento. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, às 9h e às 10h para convênios e particulares e aos pacientes do SUS, às 14h, através de agendamento pelo SisReg.

Tratamento ambulatorial de reposição de fator de coagulação

O tratamento ambulatorial de reposição de fator de coagulação tem fornecimento de dose domiciliar e administração de dose com urgência. Conta com a rede de apoio do Portador de Coagulopatia Hereditária dos municípios da AMFRI – Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí. O atendimento desse tratamento ambulatorial é 24 horas, dependendo da necessidade de cada paciente.

Reserva cirúrgica de hemocomponentes

É necessário realizar a coleta da amostra de 5 ml de sangue em até três dias (72 horas) antes do procedimento cirúrgico para exames pré-transfusionais, sem a necessidade de jejum. Trazer carteira de identidade ou Habilitação (documento com foto) e apresentar a autorização ou guia de internação hospitalar (AIH/GIH). O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h.

Doação de sangue

O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen não efetua doações de sangue. Todo o sangue recebido é coletado diretamente no Hemosc – Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina. Mais informações sobre a doação de sangue através do site www.hemosc.org.br


O Hospital
Especialidades
Ver Todas +
Serviços
Novidades

Informações

Trabalhe conosco
Mensagem para Pacientes
Contato
Logo Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen
CNPJ: 60.194.990/0022-00
Av. Marcos Konder, nº 1111 | Centro | Itajaí | SC
CEP: 88.301-303
Fone: 47. 3249-9400
Siga-nos:
Face
www.csxsolucoes.com.br